Seções

15 abril, 2008

- Mnemônico, criatura estúpida! - Disse o Nário...

Mnemônico: Derivado de Mnemósine, a titânide (um tipo de divindade) da Memória, filha de Urano e Gaia e irmã de Cronos. Segundo o poeta grego Hesíodo (Teogonia, 32, 38), ela seria onisciente, conhecendo "tudo aquilo que foi, tudo aquilo que é, tudo aquilo que será". Sendo também a mãe das nove Musas.

O termo é utilizado para designar algo relativo a memória, embora possua duas derivações semelhantes, com diferentes significados:

- Mnemônica: É uma técnica auxiliar de memorização, baseada, na maioria das vezes, em formas verbais. Baseia-se em formas simples de memorizar maiores construções, criando associações para que a mente humana memorize conteúdos extensos sob a forma de caracteres simples.

- Mnemônico: É o nome dado para uma família de códigos operacionais que realiza múltiplas tarefas semelhantes em um processador.
______________________________________________________________________________

Cá entre nós, esta técnica de memorização mencionada é aquela em que se memoriza um único radicais (ou até 3 consoantes seqüenciais) para lembrar de termos similares. Outra forma de memorização eficiente e inovadora, muito criativa por sinal, é a pictografia mnemônica, como a utilizada no livro Kanji Pictográfico, neste caso destinada ao aprendizado da língua japonesa.

Obs: Este post foi dedicado à Camila Barbalho, que além de minha amiga, declarou-se fã da desta seção de curiosidades lingüísticas. Valeu pela força! =]

Um comentário:

  1. Ai,adorei a dedicatória!

    E adorei conhecer essa palavra esdrúxula (que porra de palavra é essa?) também.

    Obrigada, pequeno Funfas, pelo conhecimento lingüístico!

    Beijojó.

    ResponderExcluir

O Astronauta das Marés agradece profundamente pelos comentários de seus leitores. Cada interação do público com o blog me motiva, ainda mais, a postar novidades e escrever textos de qualidade. Obrigado pela força galera.

Ah, e comentários que iniciem discussões serão levados adiante, caso o assunto seja de relevância.