Seções

01 março, 2010

As 10 Línguas mais Faladas no Mundo



Uma dúvida comum que, vez ou outra, vem à tona quando procuramos aprender uma nova língua, é justamente qual delas devemos escolher. Muita gente opta por aprender um idioma por que gosta da sonoridade ("- Francês é sofisticado, italiano é expansivo, espanhol é sensual, inglês é moderno, hebraico é misterioso, alemão é agressivo etc..."), ou porque tem interesse em ingressar em um mercado de trabalho exigente, aonde o simples feijão-com-arroz-e-português não é o bastante pra se destacar.

Alguns, porém, pensam na abrangência de lugares e culturas em que o idioma é utilizado, e portanto optam com base no conceito do "quanto mais, melhor". Pra dar uma boa ajuda nessa escolha de qual língua estrangeira escolher, o Astronauta traz pra vocês uma lista com as 10 línguas mais faladas do mundo e os lugares onde são utilizadas.

A seguir, a lista com as línguas nativas mais faladas, isto é, aquelas cujos indivíduos as tem como primeira língua.


1ª Mandarim - China - 874 milhões de falantes nativos

O mandarim é o idioma mais falado do mundo devido a imensa população da China, que ultrapassa 1 bilhão de habitantes. Além do país de proporções continentais, o idioma também é falado em Hong Kong, Indonésia, Macau, Taiwan, Singapura, Malásia, Tailândia, Vietname, Mianmar e Camboja.

Motivos para Aprender: Como língua oficial da economia que mais cresce no mundo, o mandarim anda despontando entre os economistas como um dos idiomas mais importantes para negócios nas próximas décadas. Apesar de ter uma sonoridade muito aberta, estranha para nós latinos, pesquisas apontam que se comunicar oralmente em mandarim serve para desenvolver a amplitude da audição, auxiliando o indivíduo a notar e diferenciar tons que passariam desapercebidos.

2ª Hindi - Índia - 366 milhões de falantes nativos

Derivada do sânscrito, o Hindi é uma língua indo-ariana, e ocupa a segunda colocação pelo mesmo motivo do mandarim: graças a enorme população de seu país de origem. É falado principalmente nas regiões norte, oeste e central da Índia e em algumas regiões dos arredores (como em áreas da divisa com o Paquistão).

Motivos para Aprender: Além do vasto contingente de nativos falantes, o hindi possui um forte apelo comercial na área de entretenimento, uma vez que a indústria cinematográfica indiana é a maior do mundo em termos de bilheteria e filmes produzidos, superando até mesmo o cinema norte-americano.

3ª Inglês - Inglaterra, EUA, Austrália, Canadá etc - 341 milhões de falantes nativos

O inglês é a língua não-nativa mais falada do mundo, graças ao sua vasta utilização no meio comercial e científico. Disseminada anteriormente através do imperialismo britânico, e depois graças à indústria cultural americana, é falada nativamente na Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e alguns países da África. Curiosamente, na Irlanda, apesar da língua oficial ser o Irlandês, cerca de 95% da população fala inglês fluentemente.

Motivos para Aprender: Depois da invenção da internet e da disseminação massiva dos computadores mundo afora, o inglês se tornou uma segunda língua obrigatória para qualquer indivíduo que queira crescer profissionalmente. Conhecer este idioma é fundamental para manter relações comerciais e/ou culturais com praticamente qualquer outro país do mundo.

4ª Espanhol - Espanha, América Latina - 322 milhões e 200 mil falantes nativos

 
Apesar de não ser a língua mais falada em números absolutos, o espanhol é o idioma que mais aparece como língua oficial, dentre as demais, no mundo. É falado na Espanha, em todos os países da América do Sul (com exceção do Brasil), em 9 países da América Central, no México, em 4 países da África, além de em outras pequenas localidades.

Motivos para Aprender: Além de possuir um vasto número de países que a utilizam como língua oficial, o espanhol é fundamental para brasileiros que queram se comunicar com seus vizinhos comerciais do Mercosul, sem os intermédios do constrangedor "portunhol".

5ª Bengali - Bangladesh - 207 milhões de falantes nativos

Apesar de pouco conhecido no mundo ocidental, o bengali é um idioma de grande influência no sudeste asiático, sendo falado em Bangladesh, e em boa parte da Índia.

Motivos para Aprender: Bom, se você tem interesse em fazer comércio com a parte sudeste da Índia ou com Bangladesh, então o bengali será fundamental. Caso contrário, ainda é melhor optar pelo hindi.

6ª Árabe - Oriente Médio, Arábia Saudita, norte da África - 206 milhões de falantes nativos

Apesar da má-fama instaurada sobre este idioma e seus povos falantes, graças à suposta "Guerra ao Terror" dos EUA, o árabe é a língua mais importante do Oriente Médio, e uma das mais disseminadas do mundo. Falado na Arábia Saudita, em todo o Oriente Médio e no norte da África.

Motivos para Aprender: Com o iminente fim das reservas de petróleo do Oriente Médio, nos próximos 30 anos, as sucessivas iniciativas de implantação de democracias na região, e o crescimento contínuo do islamismo no mundo ocidental, o árabe em breve vai ter um destaque muito grande no panorama mundial.

7ª Português - Brasil, Portugal, sul da África - 176 milhões de falantes nativos

Considerada por muitos estrangeiros como uma das línguas mais belas (e difíceis de se aprender) do mundo, o português é falado em 10 países, dentre eles o Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, e outros.

Motivos para Aprender: Atualmente, com o Brasil despontando em breve como uma potência econômica mundial, o português poderá alcançar um patamar equivalente ao do francês, alemão ou italiano. Até lá, vale a pena investir no aprendizado da nossa língua mãe, pra não fazer feio com os usuais erros de gramática.

8ª Russo - Rússia - 167 milhões de falantes nativos

A língua que imperou sobre dezenas de países, sob a hegemonia comunista, durante a Guerra-Fria, é falada oficialmente pela Rússia.

Motivos para Aprender: Apesar de não ter o mesmo destaque de outrora, o russo ainda predomina como o idioma oficial de uma das maiores potências econômicas e bélicas do mundo. Mas fora este fato, graças às escassas relações comerciais do Brasil com a Rússia, aprender este idioma talvez não seja de grande utilidade cotidiana.

9ª Japonês - Japão - 125 milhões de falantes nativos

O japonês, falado oficialmente apenas no Japão, alcançou destaque internacional graças à forte dominação nipônica em alguns países da Ásia, durante a Segunda Guerra Mundial, e durante as imigrações japonesas antes deste período.

Motivos para Aprender: Além do Brasil possuir inúmeras colônias japonesas espalhadas por estados do sul, sudeste e norte; a língua nipônica tem uma força incomparável dentro do mercado de tecnologia e veículos. Ter domínio deste idioma, além de favorecer as relações comerciais com um país de primeiro mundo, garante um acesso cultural bem peculiar e exclusivo.

10ª Alemão - Alemanha, Áustria - 100 milhões de falantes nativos

Falado de forma nativa unicamente na Alemanha e Áustria, o alemão é tido como uma língua austera e agressiva. Com termos únicos, que abrangem ideias e abstrações quase impossíveis de serem definidas em outros idiomas, esta língua tem grande valor em diversas áreas das ciências humanas e políticas.

Motivos para Aprender: Quase indispensável para estudiosos das áreas de direito, psicologia, economia e política, o alemão é de grande serventia no que diz respeito ao acesso à materiais de estudo e pesquisa. Por ter uma economia forte, a Alemanha também é um destino turístico e comercial de grande valia.


O Top 10 de línguas mais faladas, considerando o número absoluto de falantes (nativos + pessoas que aprenderam) é um pouco diferente. Saem o Árabe e o Japonês e entram o Indonésio e Francês. Segue a lista.

LÍNGUA NÚMERO DE FALANTES
1 Mandarim - 1.052.000.000
2 Inglês - 508.000.000
3 Hindi - 487.000.000
4 Espanhol - 417.000.000
5 Russo - 277.000.000
6 Bengali - 211.000.000
7 Português - 191.000.000
8 Indonésio - 140.000.000
9 Alemão - 128.000.000
10 Francês - 128.000.000

Fontes: Britescade, Wikipedia e Revista Galileu.

18 comentários:

  1. Mas só a população do brasil é maior que o número de pessoas que falam português....acho que ta desatualizado

    ResponderExcluir
  2. Apreder mandarin ou cantonês, pra que? O que temos de fazer é manter esse povo longe do ocidente! Os arabes também ,com suas idéias tosca e antiquadas!! Vrigi!!

    ResponderExcluir
  3. O melhor mesmo é ser fluente em inglês.
    Na China, mesmo estudantes mais pobres estão dando duro para aprender inglês.Na Folha tem um blog bacana do correspondente deles,contando que é comum ver até caixa de supermercado com livro de inglês no colo enquanto trabalha.
    Na Alemanha, até mendigo troca idéia em inglês.

    ResponderExcluir
  4. 1- Bom, pior q o número tá defasado mesmo. Mas a fonte foi a revista Galileu, então a falha foi conjunta. =/

    2- Mandarim ainda vale muito quando se comercializa diretamente em multinacionais. O salário de um alto executivo que fecha negócios com chineses, e é fluente em mandarim chega a ser 15% maior do que o de um que não fala.

    3- E sem dúvida o inglês é o mais importante. Eu não discordo disso. Mas atualmente o inglês é o fundamental e não o diferencial. Você TEM que falar inglês. É obrigatório. Falar inglês não te torna mais, mas não falar te torna menos.

    ResponderExcluir
  5. O Alemão é língua oficial na Suíssa também, além de Liechenstein e Luxemburgo (se não me engano).

    Quanto ao o que é obrigatório, para quem está no Brasil o espanhol é obrigatório também, ao menos para quem se envolver com negócios internacionais.

    ResponderExcluir
  6. pra que falar ingles? eles é que tem que aprender a falar outras linguas, nao nos

    ResponderExcluir
  7. Corrigindo a informação, o Alemão é língua oficial e falado como idioma nativo na Alemanha, Áustria, Suíça, Liechtenstein, Luxemburgo, Bégica e Itália. Nesses dois últimos é usado apenas em algumas regiões.

    De modo geral, acredito que a importância de se aprender uma língua estrangeira é inquestionável, seja ela inglês ou servo-croata. Lamentável é o fato da maioria só se interessar por línguas estrangeiras que representem algum retorno financeiro.

    ResponderExcluir
  8. Somos 240 milhões de falantes!

    "(...)Além da população residente em cada um dos oito países que têm a língua portuguesa como idioma oficial - Angola (12,5 milhões de habitantes), Brasil (191,9 milhões), Cabo Verde (427 mil), Guiné-Bissau (1,5 milhões), Moçambique (21,2 milhões), Portugal (10,6 milhões), São Tomé e Príncipe (206 mil) e Timor-Leste (1,1 milhões) - mais de 5 milhões de pessoas constituem as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. (...)"
    FONTE:
    http://diario.iol.pt/sociedade/lingua-portuguesa-portugues-ensino-governo-alunos/972503-4071.html

    ResponderExcluir
  9. Desculpem-me, mas esta lista parece-me um disparate. O autor que me desculpe, mas a sua fonte deve ser questionada.
    Primeiro, não se pode misturar critérios, como falantes nativos com língua oficial e falantes não nativos. Há contabilização de nativos e outros de nativos mais segunda língua.
    Se se contabilizar os falantes não nativos, neste momento, a 2ª língua mais falada é o espanhol e o inglês passa para terceiro. O Português, só no Brasil, são 200 milhões. É reconhecido na ONU como a 6ª língua mais falada (nativos). Quanto ao Russo, não vejo como pode ter 277 milhões de falantes. A população russa é 142 milhões. Os falantes fora da Rússia teriam de ser, pelo menos 135 milhões. Onde estão eles? 135 milhões de pessoas a falar russo, fora da Rússia!
    E o árabe? Onde está? Embora erradamente, porque existem na realidade duas línguas árabes distintas, está reconhecido como uma das mais falas.
    Eu sou da opinião de que, todos os que falam português devem ter atenção a toda a informação que é passada, sobre a sua língua, que é sempre uma parte vital da sua cultura.
    Cump.

    ResponderExcluir
  10. Gente, eu sei que os dados estão errados. A fonte estava incorreta e como é uma postagem velha, não me dei ao trabalho de corrigir depois de tanto tempo.

    Mas como esta postagem continua atraindo leitores, e continua me dando dor de cabeça, em breve vou atualizá-la com informações precisas.

    De qualquer modo, obrigado por todas as participações e comentários.

    ResponderExcluir
  11. Quando se posta uma informação para domínio público o mínimo é confirmar a fonte das informações, evitando esse tipo de falha, lamentável.

    ResponderExcluir
  12. EU Ñ LI NADA DEU PREGUIÇA SE PREGUIÇA TIVER ERRADO Ñ TÔ NEM AÍ

    ResponderExcluir
  13. É ISSO AÍ, ELES É TEM QUE APRENDER NOSSO IDIOMA.

    ResponderExcluir
  14. PREZADOS. Neste final de semana fui a Petrópolis com meus filhos de 05 e 08 anos, e os mesmos ficaram admirados com o fato do Imperador D. Pedro II falar 14 línguas. Pegamos um globo e consegui mostrar a eles que o Imperador por isso, poderia se comunicar bem no mundo todo, o que os deixou com um enorme leque a frente. Os pequenos estudam inglês, espanhol, iniciaremos o mandarim e pretendemos em futuro breve iniciar o alemão, com o objetivo de que eles antes dos 20 anos dominem pelo menos 5 idiomas. Há um custo de dinheiro, tempo, paciência e muita persistência, porém acredito que no futuro, este custo será minimizado, pelo horizonte que este conhecimento irá proporcioná-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão, pois além de falar várias linguas ajudar profissionalmente, ajuda em termos de conhecimento e aquisição de cultura.

      Excluir
  15. De que ano é essa publicação?pois o portugues é falado por mais de 230 milhões de pessoas no mundo não por 176 milhões, pois só brasil tem 190 milhões ,olha que tirando portugal , angola, moçambique,timor leste ,cabo verde macau[ pertence á china]e outras ;Mais gostei do site bem informativo.

    ResponderExcluir
  16. Não podemos esquecer que a nossa lingua portuguesa é a terceira lingua ocidental mais falada no mundo.
    A China como a india possuem várias linguas distintas além de milhares de dialetos.
    O russo é só falado na Russia e a Russia não posui mais que 137 milhões de habitantes.

    ResponderExcluir
  17. Oi Damaran, gostei muito do seu artigo, excelente. Posso publicar parte dele no site do UnB Idiomas, a escola de línguas da Universidade de Brasília? Com os devidos créditos, é claro!!

    ResponderExcluir

O Astronauta das Marés agradece profundamente pelos comentários de seus leitores. Cada interação do público com o blog me motiva, ainda mais, a postar novidades e escrever textos de qualidade. Obrigado pela força galera.

Ah, e comentários que iniciem discussões serão levados adiante, caso o assunto seja de relevância.