Bom, eu queria postar coisas novas no blog apenas depois que o novo template já estivesse pronto, mas como ainda não me enviaram a versão definitiva, vou postando assim mesmo...
Estava passeando inutilmente em uma comunidade do orkut, quando me dei de cara com um tópico inflamado, que dizia sobre um site evangélico (de uma tal Igreja Internacional) que novamente inventou de usar os RPG's e videogames como bode expiatório.
Como isso não é necessariamente uma novidade, resolvi dar um pulo lá pra checar. E a minha surpresa: pior do que o pastor falando coisas que não sabia, eram os jogadores piorando a situação com insultos e posicionamentos agressivos.
Ah caramba, se o pastor é ignorante e alienado, não vai ser ofendendo ele e sendo irônico que vamos melhorar a situação. Que tipo de posicionamento irresponsável e infantil é esse por nossa parte (leia-se como nós: adeptos de jogos, de um modo geral)?
Eu gostaria de postar aqui o texto do site evangélico na íntegra, mas o conteúdo dele é muito extenso e não se adequa ao estilo do Astronauta das Marés. Então só postarei a minha resposta para o Pastor Antônio Henrique Mascarenhas, e outros eventuais críticos, que sem nenhuma base fundamentada falam mal daquilo que não conhecem.
"Caro Pastor Antônio, embora muitos jogos eletrônicos e jogos de interpretação (os RPG's) sejam vistos com uma fama ruim, em virtude das temáticas que muitos destes abordam, o senhor não deveria generalizá-los de um modo tão ferrenho.
Em primeiro lugar porque, como qualquer tipo de entretenimento, a interpretação dos conteúdos neles contidos variam para cada pessoa. Então tudo depende muito mais da cabeça de quem o pratica, do que do próprio material em si.
Em segundo lugar porque já foi comprovado por inúmeros estudos, que tanto os videogames quanto os RPG's (independentemente da temática destes), trazem inúmeros benefícios para o desenvolvimento dos jovens. Tanto no que diz respeito à cognição e a velocidade de raciocínio, quanto na interação social, coordenação motora, e capacidade de aprimorar o pensamento subjetivo. Em suma: tais jogos desenvolvem o pensamento crítico dos jovens, de forma a deixá-los menos sujeitos à alienação mental e social.
Em terceiro lugar porque caso o senhor não saiba, existem SIM jogos eletrônicos e jogos de RPG com temáticas cristãs. Desenvolvidos por igrejas protestantes americanas. Alguns muito bons por sinal.
Por fim, e não menos importante, porque relacionar o público praticante destes hobbies com atividades ilícitas, sem ter provas concretas ou mesmo uma acusação formal, consiste em crime. Tanto é um preconceito contra a liberdade de expressão, como é um ferimento à um dos 10 Mandamentos ("Não levantai falso testemunho").
Portanto, espero que o senhor pense de forma crítica e racional da próxima vez que for publicar algo tão delicado sobre um assunto sério como estes. Afinal, o pensamento radical é totalmente avesso à boa convivência em sociedade, e contra as virtudes da compreenssão divina.
Meus sinceros votos de Paz Profunda.
Ass: Matheus Bueno Funfas."
Obs: O texto original do site se encontra no link do começo do post.
Espero que isso possa servir, de algum modo, como um exemplo para os "inflamados" de ambos os lados, que se mantém nessa guerra inútil, sem chegarem à uma solução pacífica.
eu me diverti muito com isso
ResponderExcluirMatheus, voce viu que esse site da igreja internacional é todo de zoação?
ResponderExcluiré o estereótipo extremo e escrachado de igreja evangélica e a comunidade do orkut é uma piada...
Cara, GPS do mal... a mulher q só pode ir p igreja e pro marido... fala sério....
putz, juro q n reparei. juro mesmo...
ResponderExcluiruhauhahuahuauha, q mancada cara!
Muito legal esse comentário sobre esse assunto polêmico. Mesmo parecendo que esse post é zoação rsrs.Pois realmente é algo a refletir, pois a mídia massacra nosso jogo com uma opinião totalmente parcial, enquanto o RPG é usado nas escolas para incentivar a leitura e o trabalho em grupo um garoto anda na rua com capuz e unhas pretos com um livro TREVAS embaixo do braço, Coincidentemente, no podcast desse mês no meu site comentamos sobre as influências malignas e benignas do RPG de uma forma bem descontraída e informativa. Dêm uma confereida lá e parabéns pelo blog.
ResponderExcluir--Dragon Fang Guild--
www.dragonfang.com.br