Seções

23 fevereiro, 2008

Sorrir é mais fácil...

...quando se tem dentes. Quem me conhece sabe muito bem que gosto - e uso com freqüência - desta frase; principalmente na internet. E, embora eu sempre use esta frase com uma pitada de humor, hoje me dei conta de que ela realmente tem mais sentido do que eu imaginava. Um sentido claro e cada vez mais arraigado à nossa natureza como homens: a de que precisamos de subsídios para sermos felizes.

Sabe, em um daqueles meus conflitos existenciais "esporadicamente-rotineiros", me dei conta de que estou/estamos sempre em busca de algo além de minha/nossa própria essência para satisfazermos meu/nosso ego. Algo além... algo fora de nossa constituição biológica, psicológica, moral, filosófica e religiosa do que podemos ser. Sempre queremos ser e ter aquilo que nos é impossível. Ou pelo menos aquilo que sabemos não sermos capazes de alcançar... não dentro de nossos limites contextuais.

Criamos barreiras intransponíveis para justificarmos o medo de errar - e por que não o de tentar, também? E quando finalmente caímos na real, nos damos conta de que não estamos plantando nada para a colheita da vida.

Sobre este tema, penso que a forma mais coerente para se discorrer acaba tangenciando alguns estudos herméticos e algumas curiosidades. Como o fato de que alguns ramos da filosofia oriental afirmarem que a vida só começa após os 50 anos, o que há antes dela é o período de plantio dos frutos que colheremos enquanto desfrutamos dela.

Outro ponto de vista sobre o mesmo assunto, desta vez citando uma das 7 Leis Herméticas, é o de que "Tudo o que está em cima é como o que está em baixo", ou seja, a equivalência de capacidades e potenciais é diretamente proporcional em todas as coisas. Portanto, o que está "em cima" - Deus, ou o Todo, ou qualquer outra denominação para o grande uno, e conseqüentemente, para as respostas e soluções das questões que nos assolam - existe em igual potencial dentro de nós mesmos. Mais uma vez citando os orientais, lembre-se do cumprimento "Namastê", que significa: "O Deus que está em mim saúda o Deus que está em você".

Ora, o que está no céu é o mesmo que está em cada um de nós. O potencial para mudar o mundo (o nosso mundo!), a capacidade divina de fazer as nossas próprias escolhas, o livre arbítrio; todas estas máximas residem no local mais óbvio, porém menos explorado, o possível: dentro de cada um. O céu é formado por energia e matéria, estas que, embora reorganizadas de diferentes formas e com variadas funções, também constitui o ser humano, "O que está em cima é como o que está em baixo". Cada humano com o potencial absoluto não explorado... e pensar que ainda procuramos respostas fora de nós...

Atentem-se que as soluções não estão nos dentes e nem na colheita do futuro, mas sim no próprio ato de sorrir e nas sementes que plantamos. Sorrir realmente pode ser mais fácil quando se tem dentes, mas lembre-se que TODOS temos dentes, podemos até mesmo deixar de cuidar deles e, eventualmente vir a perdê-los, mas estes ainda são inerentes à nossa pessoa. Dentes, não dentaduras. Em você, e não fora de você.

Acredito que a felicidade é diretamente proporcional ao auto-conhecimento. Mas tenho que discordar que a vida comece apenas aos 50 - seria uma verdadeira perda de tempo. E sejamos sinceros... devemos nos fazer o favor de lembrar mais vezes que temos uma boca - e um EU - repleta de dentes. Só nos resta aprender a sorrir...
_________________________________________________________________________
Bom, é engraçado como ao terminar de escrever este texto, estou sentindo como se houvesse ensinado algo a mais para mim mesmo... espero que talvez tenha servido de algo para aqueles que o lerem.

Um comentário:

  1. Oi, obrigada, pelo comentário. Vc tb eh bonito. Vou dizer à Nikita... rs E obrigada tb por me fazer lembrar que tenho dentes... rs
    Bj

    ResponderExcluir

O Astronauta das Marés agradece profundamente pelos comentários de seus leitores. Cada interação do público com o blog me motiva, ainda mais, a postar novidades e escrever textos de qualidade. Obrigado pela força galera.

Ah, e comentários que iniciem discussões serão levados adiante, caso o assunto seja de relevância.