Seções

22 fevereiro, 2008

- Utopia, meu caro energúmeno! - disse o Nário...

Utopia: Do grego οὐ, "não" e τόπος, "lugar", portanto, o "não-lugar" ou "lugar nenhum". A palavra foi cunhada originalmente para designar um lugar/civilização imaginária perfeita e sua consta do livro homônimo, de Thomas More (1480-1535). De acordo com versões históricas, More fascinou-se com as narrações extraordinárias de Américo Vespúcio, sobre a recém avistada ilha de Fernando de Noronha, em 1503. O escritor teria decidido, então, criar uma história sobre um lugar perfeito, que existisse na mesma época (1516), embora paralelamente ao mundo real.

Atualmente o termo é utilizado de forma mais abrangente, servindo para designar toda e qualquer forma de perfeição fantasiosa e impossível de ser alcançada.
______________________________________________________________________________

Cá entre nós, o nome verdadeiro do livro é Optimo Reipublicae Statu deque Nova Insula Utopia, que em português ficaria: Sobre o melhor estado de uma república e sobre a nova ilha Utopia. Mas como o título é muito grande, o livro é mais conhecido apenas por Utopia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Astronauta das Marés agradece profundamente pelos comentários de seus leitores. Cada interação do público com o blog me motiva, ainda mais, a postar novidades e escrever textos de qualidade. Obrigado pela força galera.

Ah, e comentários que iniciem discussões serão levados adiante, caso o assunto seja de relevância.