Seções

21 março, 2011

Semana Radioativa: Canhão Atômico

Salve pessoal. Como todos os veículos de mídia estão aproveitando essa "onda radioativa" para divulgar informações sobre o desastre nuclear pós-terremoto no Japão, resolvi me diferenciar um pouco e postar sobre outras curiosidades a respeito de fenômenos atômicos.

Ao longo de 5 dias postarei vídeos, fotos e informações acerca dos maiores desastres, bombas, descobertas e experimentos nucleares feitos pela humanidade.

E começando com este post, apresento à vocês o Canhão Atômico, uma arma de 280 mm criada pelos Estados Unidos durante os meados do século XX para disparar ogivas nucleares.

Em 25 de maio de 1953, durante um teste nuclear realizado no Sítio de Testes do Estado de Nevada, as 8h30 da manhã, uma equipe de militares disparou a bomba Grable em uma área deserta. A explosão, de 15 quilotons, teve força comparada a da bomba Little Boy, que devastou a cidade japonesa de Hiroshima, em 1945, matando 250.000 pessoas.

Aquele foi o único teste nuclear de uma arma da série de artilharia W9, uma série de 20 canhões fabricados com o propósito de dispararem projéteis do tipo. Devido ao tamanho e ao peso da bomba, que tinha um diâmetro de 280 mm, 138 cm de comprimento e apenas 365 kg (extremamente leve para uma arma nuclear), o disparo alcançou uma distância de 7 milhas (cerca de 11 km), com uma velocidade inicial de 625 m/s, quase o dobro da velocidade do som.

A bomba foi detonada no ar a 190 metros de distância do solo, fato que, graças à pressão do ar e da baixa altitude, originou dois cogumelos atômicos. Cerca de 150 pessoas morreram acidentalmente na explosão.

Nenhum dos 20 Canhões Atômicos foi utilizado em guerras.



Imagine isso sendo usado em larga escala nas guerras...

Um comentário:

O Astronauta das Marés agradece profundamente pelos comentários de seus leitores. Cada interação do público com o blog me motiva, ainda mais, a postar novidades e escrever textos de qualidade. Obrigado pela força galera.

Ah, e comentários que iniciem discussões serão levados adiante, caso o assunto seja de relevância.