Seções

01 setembro, 2019

Espetáculo

Eis que as cortinas se abrem e o local começa a lotar. O circo velho e desgastado abre as portas novamente, ou talvez tenha colocado algo novo em cartaz. Sob as trombetas dos plantões, soa a fanfarra anunciando o espetáculo da política nacional.

A mídia mágica fascina com shows de ilusionismo, tirando fatos da cartola e fazendo sumir elefantes inteiros, quando inconvenientes. Os malabaristas jogam alianças para o alto e, habilidosamente, manobram cada uma delas sem que estrebuchem no chão.

Trapezistas alçam voo rumo aos abraços acalorados de seus cúmplices. Atentos aos apertos de mãos frouxas, mas resguardados pelas imensas redes de proteção, tramadas por seus antecessores.

Os encantadores de feras, travestidos de artistas e líderes de partidos, manipulam habilmente a ferocidade primitiva e acerebrada de cada animal do picadeiro digital. As bestas rugem, berram, choram e gritam, compartilhando sua raiva irracional com todos que puderem lhes ouvir (ou ler). Sua fúria inflamada soa voraz para os que os assistem em segurança, mas basta um afago de seus donos para que lambam-lhes as mãos e sentem em silêncio. Amestrados por um naco de atenção.

O mestre de cerimônias tem muitas faces, fazendo jus à fama que o precede. Ele apresenta, anonimamente, a polêmica do dia. "O admirável homem forte (do povo?)"; "O vilanesco monstro da guerra (civil?)"; "A injustiçada mulher barbada (nem sempre mulher, nem sempre barbada)"; "A criatura de duas cabeças (ou seriam partidos?). Mas a maior atração da noite é, impreterivelmente, o Inimigo Número 1.

A figura carismática ou enigmática que inspira medo. Homem que galgou ao poder por subterfúgios, mulher que foi ex-terrorista, operário mutilado, caçador de marajas, traidor, golpista, atual senador, demônio. Qualquer que lhe seja a alcunha, ele ou ela é temido, incompreendido, admirado, execrado. Todos os títulos lhe servem, todas as atribuições lhe descrevem, onipresente e atemporal. É o inegável centro das atenções, sentimentos e reações.

E, diga-se de passagem, estas são muitas. Das bananas jogadas no campo às balas de borracha; dos hashtags de repúdio às paneladas de varanda; dos textos imensos com relatos inverídicos aos pedidos de retorno da era militar; dos dedos enfiados em ânus alheios no teatro aos bailes de reprodução da juventude; das exclamações em nome da pátria e de Deus (qual deles?) às dramáticas menções de luto por sutilezas inexistentes no panorama nacional. Todos querem se exaltar... Alguns mais do que outros.

Ouve-se vaias e ovações. Intensas, patrióticas, revolucionárias. Cada clamor enfeitado com ofensas, cada agressão legitimada por um direito. O discurso rival sempre com mais ódio do que o próprio. Uma profusão de jargões ensaiados, estritamente fiéis à cartilha. "Fulano-mito." "Amor, por favor." E uma miríade de xingamentos tragicômicos que se apropriaram injustamente das alcunhas de amáveis quitutes.

E lá no fundo, sentadinha em um banquinho de três pernas, assistindo timidamente o show de horrores, está a Dona Coerência. Única indivídua verdadeiramente deslocada do local.

Sempre mencionada em cada número do espetáculo e nas resenhas aparvalhadas do público, nunca tem seu direito à palavra. Ela fala baixo, com passividade, e, ousa-se dizer, de modo tão claro e inteligente que soa como se proferisse apenas aforismos. Não gosta de se ater ao conteúdo das cartilhas, então poucos acompanham suas músicas.

Mas de todas as peculiaridades deste circo, ao qual chamamos de Brasil, há um elemento que mais se destaca dos demais: os palhaços é que ocupam a plateia.

Em meio a risos e choros, a maioria dos quais encenados, não há um que não esteja devidamente maquiado e praticando ativamente o ofício. Alguns de vermelho, outros de verde e amarelo, todos com atribuições similares. Muitos há tanto tempo na labuta que nem se dão mais conta de seus papéis. Ora levando a rir, ora deprimir, ora fazendo questionarmos sobre como cabem tantos em um espaço tão diminuto.

E o principal: sempre fingindo ser alguém com total domínio sobre algo que lhes escapa.

Sentaram-se há tanto tempo pra assistir o show, que esqueceram ser parte essencial dele.

Mas se este majestoso espetáculo não lhe fizer sorrir, por favor, não saia do papel. Volte ao seu assento numerado, compre mais pipoca e assista quietinho ao restante da atração.

Parece que acabaram de colocar uma tal de Democracia sob os holofotes, e seria um bom momento pra todos ficarem atentos ao que vem por aí. O elenco acabou de mudar. E ela está bem viva, apesar de verdadeiramente confusa.

Aprecie um espetáculo que parece a reprise do show que ninguém nunca viu até o final.

E lembre-se: você pode se sentar à esquerda ou à direita, não importa. Nós só queremos o seu dinheiro.

Um comentário:

O Astronauta das Marés agradece profundamente pelos comentários de seus leitores. Cada interação do público com o blog me motiva, ainda mais, a postar novidades e escrever textos de qualidade. Obrigado pela força galera.

Ah, e comentários que iniciem discussões serão levados adiante, caso o assunto seja de relevância.