Seções

26 novembro, 2010

Vida Extraterrestre


Agência Aeroespacial Norte Americana (vulgo Nasa) divulgou hoje que uma de suas sondas não tripuladas, a Cassini, encontrou gás oxigênio na atmosfera de Reia, umas das luas de Saturno.

A descoberta traz à tona o debate sobre a possível existência de vida extraterrestre. Um rumor (na minha opinião, um fato) que vem ganhando cada vez mais força e apelo científico graças algumas descobertas astronômicas recentes.

Para quem se manteve desligado destes assuntos nos últimos meses, uma recapitulação: em setembro deste ano, a Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos, em parceria com a Universidade da Califórnia e o Carnegie Institution de Washington, divulgaram o que poderia ser o primeiro planeta extra-solar (que fica fora do nosso sistema) com grandes chances de conter vida. O planeta foi batizado de Gliese 581c, e é um dos poucos planetas já detectados que apresenta condições de vida similares à terra. A grande peculiaridade de Gliese 581 c é o fato de este orbitar a denominada Zona Habitável de sua estrela.


A descoberta da estrela Gliese 581 e do planeta Gliese 581 c (quanta originalidade...) aconteceu em 2007, mas a notícia só foi divulgada recentemente.




Mas para os fãs de ficção científica com anõezinhos verdes cabeçudos com cabeça de gota (os "ETs de Varginha", cuja designação correta para  a raça é Gray, que significa "cinza"), e para os entusiastas de ufologia de dentro do nosso sistema solar, uma outra notícia também fez bastante barulho recentemente: a descoberta de água, em estado líquido, nos subterrâneos de Marte.


Agora só nos resta esperar uma confirmação definitiva de via extraterrena ou, para os mais corajosos, alguns contatos imediatos de 4º grau...


Fontes: Folha Online, Wikipedia e Portal G1

4 comentários:

  1. Encontrar vida em outros sistemas é mera questão de tempo. Há 15 anos sequer sabíamos se existiam planetas orbitando outras estrelas, e hoje já são quase 500 planetas descobertos (veja meu post sobre o assunto: http://hipernovas.blogspot.com/2010/10/do-genesis-atualidade-modelo-muito.html), e esse número só cresce. A ciência está agora empenhada em descobrir planetas ou luas de planetas gigantes de dimensões parecidas com a nossa Terra, onde as probabilidades de surgimento de vida sejam maiores. Estamos na expectativa do lançamento de missões como James Webb Telescope (que substituirá o Hubble), OWL - Um projeto de telescópio com espelho de 100 metros que depois de pronto resolverá até detalhes na superfície de planetas extrassolares, e esperar pelos resultados do satélite Kepler, cujo principal objetivo é encontrar outras Terras.

    Ótimo blog. Continue divulgando o conhecimento. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Se o povo ao invés de ficar procurando planetas propícios a vida, se preocupassem com a vida aqui na Terra, talvez não houvesse tanta guerra...


    (e até rimou .-.)

    ResponderExcluir
  3. Ah, é sempre mais fácil procurar as coisas fora de nós mesmos, do que ter que nos confrontar com as falhas e os horrores que existem na humanidade.

    ResponderExcluir

O Astronauta das Marés agradece profundamente pelos comentários de seus leitores. Cada interação do público com o blog me motiva, ainda mais, a postar novidades e escrever textos de qualidade. Obrigado pela força galera.

Ah, e comentários que iniciem discussões serão levados adiante, caso o assunto seja de relevância.