Seções

02 outubro, 2010

15 Dicas para ficar mais inteligente

"Ah, assim é muito mais fácil!"

1. Coma peixe
Peixes oleosos são ricos em DHA, um ácido graxo Omega-3 responsável por 40% da formação das membranas celulares e podem melhorar a neurotransmissão. O DHA é necessário para o desenvolvimento do cérebro do feto e vários estudos ligaram dietas com bastante peixe à redução do declínio mental com a idade avançada.

2. Beba chá
A cafeína do chá verde e preto faz o corpo pegar no tranco e afia a mente. O mesmo acontece com café e energéticos, mas o rendimento é um pouco menor. Para um ganho cerebral excelente faça pausas regulares para beber chá. Doses pequenas durante o dia são melhores do que tomar uma única grande dose.

3. Relaxe
Enquanto um leve nervosismo pode melhorar o desempenho cognitivo, períodos de estresse intenso nos transformam em neandertais. Tente controlar a sua respiração. A prática de meditação e outras técnicas de relaxamento e concentração também auxiliam neste processo.

4. Mais devagar
Não existe o fenômeno anunciado por aí chamado de “leitura dinâmica”. Ao menos se o seu conceito de “leitura” significa compreender o texto. Estudos mostram que os leitores rápidos vão muito pior quando questionados sobre o texto. A resposta motora da retina, e o tempo que a imagem leva para ir da mácula para o tálamo e em seguida ao córtex visual para processamento, limita os olhos para cerca de 500 palavras por minuto, em eficiência máxima. O estudante universitário comum alcança,cerca da metade disto.

5. Mantenha-se afiado
Pesquisadores italianos descobriram que pessoas que tem mais de 65 anos que andam cerca de 9 km por semana em passo moderado tem 27% menos chance de desenvolver demência do que adultos sedentários. Os pesquisadores pensam que exercícios possam melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro.

6. Pratique
Pratique os tipos de questões que aparecem nos testes de inteligência. Ao se preparar para problemas verbais, numéricos e espaciais, típicos dos exames psicrométricos, você pode melhorar o seu escore.

7. Zzzzzz
Tirar uma soneca rápida no escritório pode deixar seu chefe irritado? Informe-o que você, na verdade, merece uma promoção de acordo com os últimos resultados dos estudos sobre o sono. Um breve cochilo pode melhorar a sua memória, mesmo que dure apenas seis minutos. Além disso, lembre-se que dormir 8h diárias é fundamental para o repouso adequado de um ser humano.

8. Jogue videogame (meu preferido!)
Todo mundo que implorou por um videogame agora vai conhecer o melhor argumento para conseguir um: “Você não quer que eu tenha uma coordenação visual e motora inferior, quer?” Agora você pode falar que alguns jogos o tornam mais inteligente assim como o Brain Age, da Nintendo. Depois de esforços cuidadosos os jogadores “sentem seus cérebros rejuvenescerem”.

9. Exercícios
Estudos mostram que estudantes que praticam exercícios aeróbicos regulares ajudam a construir matéria cinza e branca no cérebros de adultos mais velhos. Em crianças o ponto alto foi o de levar a melhores performances em exames cognitivos.

10. Descubra 
Aprender novas coisas pode reforçar o cérebro, especialmente se você acredita que pode aprender novas coisas. É um círculo vicioso: Quando você pensa que está tornando-se mais inteligente, você estuda mais, criando mais conexões entre os neurônios.

11. Hànyǔ (汉语)
Descobertas recentes apontam que o aprendizado de idiomas completamente diferentes da própria língua nativa estimulam a criação de novas sinapses nervosas. Este fato se dá porque idiomas com raízes diferentes, como os orientais, ativam áreas do cérebro que antes não eram exploradas pela articulação de palavras e pela lógica de estruturas frasais. Por isso, vá aprender chnês!

12. Banho no escuro
Quanto mais você treina sua noção espacial, melhor seu desempenho em atividades que demandam coordenação motora. Um modo fácil de praticar esse desenvolvimento é tomar banho de olhos fechados (ou luz apagada). No escuro total, você dependerá apenas de seu tato e de sua noção de espaço. Além de economizar energia, claro.

13. Efeito Mozart
Apesar de ter sido desmentido pela ciência, desde a década de 50 acreditava-se que ouvir a composição de certos compositores, como Mozart, estimulava a inteligência. Este mito foi derrubado por pesquisas recentes, mas outro ponto interessante foi descoberto: apesar de não deixar a pessoa mais afiada, a sonoridade de arranjos clássicos e orquestrados possui a capacidade de melhorar a capacidade de concentração e de memorização das pessoas. Algo que, indiretamente, influencia na inteligência.

14. Vista-se diferente
A rotina acomoda nossos neurônios, que deixam de criar novas sinapses. É como se o cérebro funcionasse apenas no automático. Vestir alguma coisa que não está acostumado, por exemplo, obriga as células do cérebro a aumentar os dendritos - braços do neurônio por onde as informações são transmitidas. E, quando mais caminhos, melhor.

15. Leia mais
O óbvio do óbvio. Condicione-se a ler, estudar e absorver mais informações. Sempre prestando o máximo de atenção possível no que faz, e sempre analisando criticamente aquilo que acabou de ler. A leitura, diferentemente da televisão, lhe proporciona um fluxo de informações menos intenso, permitindo um tempo de análise e reflexão sobre o assunto. Deste modo você não irá simplesmente absorver a informação sem que seu senso crítico à avalie, podendo questioná-la com tranquilidade.

Fontes: Mundo Vestibular Superinteressante, com adições minhas! =D
Ilustração: Dracoimagem - Ótimo site com ilustrações sob demanda. Recomendo!

Um comentário:

  1. eu tomo banho no escuro faz 1 ano e melhora o desempenho ,reflexo e tato é a coisa mais normal q tem e n tenho vontade mais de tomar no claro ^^ bj

    ResponderExcluir

O Astronauta das Marés agradece profundamente pelos comentários de seus leitores. Cada interação do público com o blog me motiva, ainda mais, a postar novidades e escrever textos de qualidade. Obrigado pela força galera.

Ah, e comentários que iniciem discussões serão levados adiante, caso o assunto seja de relevância.