Seções

24 fevereiro, 2010

Devaneio, pobre ignóbil! - Disse o Nário...

Devaneio: Ato de devanear, que consiste em se deixa levar por lembranças, sonhos e imagens. Conhecido popularmente como "sonhar acordado".

O devaneio, também conhecido como desvanecimento, devaneação e desvaneio, é o estado mental de desprendimento momentâneo da realidade, onde os pensamentos racionais e conscientes dão espaço à uma profusão de imagens e situações mentais semi-conscientes, seja por meio de memórias, fantasias, sonhos ou situações hipotéticas fictícias.

Embora o mecanismo do devaneio seja similar ao do sonho, o cérebro não imerge totalmente no inconsciente, respondendo à estímulos externos com mais facilidade; sendo, portanto, mais fácil de se despertar deste estado.

O devaneio é uma ferramenta mental de grande valia para poetas, filósofos, escritores, matemáticos e artistas em geral, pois auxilia na compreenssão de conceitos abstratos, essenciais para algumas atividades.
_____________________________________________________________________

Mais informações sobre as aplicações psicológicas dos devaneios, no site Psicologia - Rede Psi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Astronauta das Marés agradece profundamente pelos comentários de seus leitores. Cada interação do público com o blog me motiva, ainda mais, a postar novidades e escrever textos de qualidade. Obrigado pela força galera.

Ah, e comentários que iniciem discussões serão levados adiante, caso o assunto seja de relevância.