Seções

26 março, 2009

Revirando o Túmulo de Tolkien


Pasmem! Eu estava fuçando no youtube em busca de algum possível trailer do filme O Hobbit, dirigido por Guillermo del Toro, quando acabei descobrindo uma pérola bizarra da internet: uma animação de 1977 do livro homônimo de Tolkien.

Lembrando que o velho JRRT deixou bem claro que não queria que filmassem suas obras. Tanto que recusou um pedido dos Beatles de fazer a primeira adaptação de O Senhor dos Anéis - Graças a Deus! Imaginem que nojento o Lennon como Gollum!

O ponto é que... De fato houve, em 1978, um longa (e bota longa nisso) metragem de animação sobre a obra. Dirigido pelo designer de animação, Ralph Bakshi, o desenho é um estupro à obra de Tolkien, com direito a um final pela metade (o desenho abrange o primeiro e o segundo livro e termina bruscamente na batalha de Rohan); uma mistura grotesca de desenhos (Gandalf e os hobbits), atores fantasiados (os orcs) e fantoches (o balrog de Moria); e diálogos com tanto entusiasmo, que mais parecem histórias de ninar crianças autistas.

Pra piorar ainda mais, descobri que O Hobbit (obra de Tolkien que antecede ao Senhor dos Anéis) também possui uma versão em animação. Embora seja dirigida por outros lunáticos, Jules Bass e Arthur Rankin Jr., o nível não melhora muita coisa.

Avaliação Pessoal: "Arrrrgh!!!"

Dêem uma checada:



Se Tolkien é seu escritor favorito e você é do tipo de fã que precisa consumir tudo o que lançam sobre as obras dele, então não custa nada correr o risco. Caso contrário, passe longe!

Ou esteja disposto a dar risadas...

3 comentários:

  1. não vejo problema se o J.lenon e a trupe fizessem a animação...mas qm fez essa q está postada pelamooor!
    Vá para as locadoras mais próximas e assistam a animação que ganhou OScar!;D

    ResponderExcluir
  2. sim... poooodre! mas espero q o filme preste

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho este VHS e tb o do Senhor dos Anéis ambos de Ralph Bakshi. Pior que isso é o video ( youtuba isso que vcs acham) do Leonard Nimoy (a.k.a. sr Spock) cantando uma música do Bilbo Baggins...

    ResponderExcluir

O Astronauta das Marés agradece profundamente pelos comentários de seus leitores. Cada interação do público com o blog me motiva, ainda mais, a postar novidades e escrever textos de qualidade. Obrigado pela força galera.

Ah, e comentários que iniciem discussões serão levados adiante, caso o assunto seja de relevância.