
Os impactos sobre os jogos de interpretação foram tão grandes, que alguns estados chegaram a cogitar a proibição do comércio destes, mesmo havendo a comprovação posterior de que o RPG não teve envolvimento algum com nenhum dos crimes. Para limpar a imagem do hobby, revistas, sites e editoras especializadas iniciaram uma campanha de conscientização contra a infâmia do jogo, mostrando os inúmeros benefícios comprovados dos RPG's na educação, no desenvolvimento da criatividade e na socialização de seus jogadores. As iniciativas de maior impacto foram as da Editora Daemon, da Fundação Ludus Culturalis, do portal Rede Rpg e da Revista Dragão Brasil. Mas como ambos eram veículos especializados, o alcance de sua influência sobre o público geral, previamente mal-informado pela televisão, foi pequeno.
Mas o panorama nacional sofreu uma reviravolta interessante nos últimos tempos. A Rede Record de televisão tornou a falar dos jogos de RPG novamente, desta vez de uma forma curiosa: através de sua novela de ficção e fantasia "Chamas da Vida", na qual um dos personagens (Guga) é jogador de RPG e apresenta o jogo para outros personagens. Outro ponto positivo à favor do hobby é a matéria publicada na edição 0214, de agosto, da revista Nova Escola, que fala sobre a utilização do RPG como método de ensino para disciplinas como história e ciência.
Não é de hoje que tais iniciativas benéficas em prol do hobby e de seus benefícios são tomadas, muitos jogadores veteranos conhecem títulos como O Desafio dos Bandeirantes e GURPS Império Romano, jogos voltados ao aprendizado através de fatos históricos. Mas é um avanço inédito podermos ver este tema publicado em mídias não-especializadas. Para que outros públicos alheios ao jogo possam conhecer os inúmeros benefícios que esta diversão pode trazer.
Acredito que finalmente estamos vencendo o preconceito que a irresponsabilidade da mídia causou anos atrás. E o mais curioso de tudo, é que esta vitória tem seus alicerces na própria mídia.
E você? Já jogou RPG?
Links relacionados:
- Leia na íntegra o pronunciamento da Deputada Janete de Sá (PSB) sobre o "Caso Guarapari".
- Carta aberta à mídia, da Editora Daemon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Astronauta das Marés agradece profundamente pelos comentários de seus leitores. Cada interação do público com o blog me motiva, ainda mais, a postar novidades e escrever textos de qualidade. Obrigado pela força galera.
Ah, e comentários que iniciem discussões serão levados adiante, caso o assunto seja de relevância.