Seções

29 março, 2012

Violentina - Um jogo marginal de contar histórias


Que eu sou fã-mestre-jogador-autor e defensor de RPGs e jogos em geral ninguém duvida. Mas a grande pira que estou tendo ultimamente é a de comprar e catalogar meus livros e jogos. E nada melhor do que começar com os títulos nacionais (e fodas!) de autores que são meus amigos, certo?

Além do brilhante Terra Devastada, do meu amigo John Bogé; e do futuro lançamento Go, Heroes!, do André Mousinho (que escreveu O Reino de Bundhamidão em parceria comigo); a minha última aquisição é o Violentina, um jogo de violência e narrativa compartilhada escrito pelo Eduardo Caetano.



O jogo é baseado nas histórias e filmes pulp, no bom e velho "estilo Tarantino" - baseado nos 4 V's utilizados pelo autor: violência, volúpia, vícios e vinténs. O sistema demonstra criatividade já na proposta da mecânica. Ao invés dos famigerados dados, Violentina utiliza dois maços de baralho completos e um conjunto de fichas para o progresso narrativo da mesa (Não, a maleta de poker não vem inclusa no jogo! Essa eu comprei mesmo...). Como funciona? Bom, vamos deixar pra fazer uma resenha um pouco mais aprofundada assim que eu tiver jogado com o meu grupo, ok?


Outra coisa muito bacana e digna de nota é a força que os autores, editoras e consumidores estão dando para a nova fase do RPG no país (e não só pro RPG). As novas editoras estão dando apoio total ao produto desenvolvido pelos próprios clientes, e há uma transparência nunca antes vista no processo produtivo dos jogos e livros. São os jogadores criando em prol dos jogadores. Uma tendência seguida em inúmeros outros ramos de produtos, mas que ainda não tinha despontado na área do entretenimento nerd brasileiro.

É o fenômeno que costumo chamar de Mercado 2.0, e que veio pra ficar com força total.

Agora só me resta ter a honra de um dia assinar meu autógrafo para outra pessoa, em um certo Reino de Bundhamidão...

Um comentário:

O Astronauta das Marés agradece profundamente pelos comentários de seus leitores. Cada interação do público com o blog me motiva, ainda mais, a postar novidades e escrever textos de qualidade. Obrigado pela força galera.

Ah, e comentários que iniciem discussões serão levados adiante, caso o assunto seja de relevância.