Seções

20 agosto, 2009

O Livro de Mozilla

Eu estava procurando em alguns sites de curiosidades matérias sobre mensagens subliminares, ocultismo e relatos sobrenaturais. No fim, após alguns achados interessantes e MUITA porcaria, me deparei com um easter egg (bônus secreto) realmente intrigante, dentro do navegador Mozilla Firefox.

Digitem o termo "about:mozilla" em um dos seguintes navegadores: Mozilla Firefox, Netscape, SeaMonkey e K-Meleon.

Aparecerá uma surpresa realmente estranha. Passagens de um suposto Livro de Mozilla, escritas sob um formato bíblico, escritas em letras brancas sobre um fundo vinho ou vermelho. Embora a mensagem varie para cada navegador (e versão), todos fazem referências metafóricas a derrocada de um suposto Mammon.

E é aqui que entra a curiosidade mais escabrosa: para alguns, as passagens descritas nos navegadores (retiradas do fictício Livro de Mozilla) são referências metafóricas à história da Mozilla Foundation e seu conflito pela hegemonia da internet, contra a AOL e a Microsoft (com seu Internet Explorer). Este último seria referido na passagem como o tal Mammon.


Mas aqui temos o bizarro: Mammon na verdade é um nome bíblico, associado ao filho de Lúcifer, e tido como o Demônio da Avareza (e representante legítimo deste pecado capital). Ele é citado em uma antiga lenda, inserida em um dos evangelhos que ficou de fora da versão atual da bíblia. Segundo a demonologia, esta será a entidade responsável por trazer o apocalipse para a terra, quando, com ajuda divina, será trazida ao mundo dos mortais - quem assistiu o filme Constantine talvez se lembre da referência.

No livro ocultista Dicionário Infernal de De Plancy, ele seria o embaixador do inferno na Inglaterra, e sua figura estaria associada a personificação do espírito materialista do século XIX. Outra associação da entidade, esta da Igreja Católica medieval, faria um paralelo de Mammon com o deus grego Plutão - cuja etmologia do nome está associada ao termo grego para riqueza.

E então fica a dúvida... Teria a Mozilla Foundation feito apenas uma provocação metafórica para as concorrentes? Exibindo a sua ascenção, de modo debochado, sob a forma de "profecias", e comparando seus rivais com ícones nefastos da simbologia judaico-cristã. Ou haveria algum outro elemento oculto por trás de tais referências e mensagens cifradas?

O que vocês acham?

Um comentário:

O Astronauta das Marés agradece profundamente pelos comentários de seus leitores. Cada interação do público com o blog me motiva, ainda mais, a postar novidades e escrever textos de qualidade. Obrigado pela força galera.

Ah, e comentários que iniciem discussões serão levados adiante, caso o assunto seja de relevância.