Seções

09 agosto, 2009

Jornalismo de Quinta - Notícias Populares

Inaugurando a nova coluna, Coisas e Causos, resolvi falar um pouco sobre um jornal pitoresco que fez alarde na história do jornalismo nacional: o Notícias Populares. O jornal paulista, fundado por Herbert Levy, teve seu primeiro número lançado no dia 15 de outubro de 1963 e circulou até o dia 20 de janeiro de 2001. Sempre associado à assuntos polêmicos, como sexo, violência e histórias absurdas, o jornal foi considerado revolucionário em sua área, pois utilizava textos curtos e descomplicados, repletos de gírias e expressões populares, sempre auxiliados por grandes fotos.

Posteriormente, com a migração desta fórmula para a televisão, o público do jornal decaiu progressivamente, o que veio a culminar com seu término. No início da década de 90, a circulação do “NP” chegava a 110 mil exemplares diários, mas no período que antecedeu seu fim este número havia diminuído para cerca de 20 mil exemplares.

De todas as notícias curiosas (e por que não dizer bizarras?), duas tiveram maior destaque por seu incrível apelo sensacionalista: o desaparecimento do cantor Roberto Carlos e o nascimento do bebê-diabo.

Na primeira polêmica, ocorrida em 1968, o NP noticiou o desaparecimento de Roberto Carlos após ter recebido a informação de que um repórter da Rede Record não conseguia entrar em contato com o cantor, que estava em Nova York. O mal entendido foi utilizado como pretexto para que o NP noticiasse, em letras garrafais, a manchete “Desapareceu Roberto Carlos”. Graças a falsa notícia houve um aumento de 20 mil exemplares nas vendas do jornal, naquele dia. No dia seguinte, ainda se aproveitando da comoção da polêmica, o NP estampou como manchete “Acharam Roberto Carlos”, terminando com o caso.

No segundo caso, em maio de 1975, o NP publica a história do bebê-diabo, que viria a se tornar um marco no jornalismo brasileiro. A reportagem, sobre o suposto nascimento de um menino com chifres e rabo em São Bernardo do Campo, viria a culminar em uma série de notícias que se estendeu por 27 dias, estampando as primeiras páginas do jornal.

O que era pra ser apenas uma notícia sensacionalista para aumentar as vendas de uma única edição, acabou por impressionar o povo de tal modo, que estes passaram a acreditar no caso e entrar em contato com a redação afirmando avistamentos da criatura. Temendo maiores complicações graças a mentira, após um mês de sucesso comercial (e decadência em sua credibilidade), o NP resolveu dar um fim ao caso, desaparecendo com o bebê-diabo.


Eis abaixo a seqüência de manchetes do jornal Notícias Populares, sobre o famoso caso do bebê-diabo do ABC.

11/5 - NASCEU O DIABO EM SÃO PAULO
12/5 - BEBÊ-DIABO DESAPARECE
13/5 - FEITICEIRO IRÁ AO ABC EXPULSAR O BEBÊ-DIABO
14/5 - BEBÊ-DIABO DO ABC PESA 5 QUILOS
15/5 - BEBÊ-DIABO INFERNIZA O PADRE DO ABC
16/5 - NÓS VIMOS O BEBÊ-DIABO
17/5 - POVO VAI VER O BEBÊ-DIABO
18/5 - PROCISSÃO EXPULSARÁ BEBÊ-DIABO
19/5 - VIU BEBÊ-DIABO E FICOU LOUCA
20/5 - SANTO PREVIU O BEBÊ-DIABO
21/5 - BEBÊ-DIABO NOS TELHADOS DAS CASAS DO ABC
22/5 - MÉDICO AFIRMA: O BEBÊ-DIABO NASCEU
NO ABC
23/5 - DIABO EXPLODE MUNDO EM 1981
24/5 - BEBÊ-DIABO PAROU TÁXI NA AVENIDA
25/5 - FAZENDEIRO É O PAI DO BEBÊ-DIABO
26/5 - BEBÊ-DIABO VIAJA PARA VER O PAI
27/5 - BEBÊ-DIABO APARECE NO LUGAR DO ECLIPSE
28/5 - MAIS 7 VIRAM O BEBÊ-DIABO
29/5 - BISPO MORRE DE MEDO DO BEBÊ-DIABO
30/5 - BEBÊ-DIABO ARRASA COM RITUAL
DE UMBANDISTA
31/5 - FANÁTICOS AMEAÇAM BEBÊ-DIABO DO ABC
1/6 - SEQÜESTRADO BEBÊ-DIABO
2/6 - BEBÊ-DIABO À MORTE
3/6 - BEBÊ-DIABO FOGE PARA O NORDESTE
4/6 - PADRE DE MARÍLIA: "EU ACREDITO NO
BEBÊ-DIABO DO ABC"
5/6 - ZÉ DO CAIXÃO VAI CAÇAR BEBÊ-DIABO
NO NORDESTE
8/6 - POVO VÊ DE NOVO BEBÊ-DIABO DO ABC

A mais curiosa das notícias (por sinal, digna de piada) foi a do dia 24/05/75 - "BEBÊ-DIABO PAROU TÁXI NA AVENIDA", na qual teria acontecido o suposto diálogo entre o taxista e a criatura:

"Taxista: - Vai para onde meu filho?
Bebê diabo: - Toca pro Inferno!"


E você ainda acredita em tudo o que te dizem por aí?

9 comentários:

  1. Um jornal desses faz falta. Nada como uma pitada de sensacionalismo para dar uma agitada na imprensa paraense.

    ResponderExcluir
  2. Esse povo que faz Jornalismo, inventa qq coisa para ganhar uns trocados... Tsc tsc! ;)

    ResponderExcluir
  3. TENHO UM GATO COM SEIS ORELHAS

    ResponderExcluir
  4. TENHO UM GATO COM SEIS ORELHAS OITO RABOS E VINTE ECINCO PATAS JONAS TRAMANDAI RS

    ResponderExcluir
  5. eita... seis orelhas vá lá, mas o resto já n é gato, é filhote de alien!

    manda foto pra gente!

    ResponderExcluir
  6. Lembro muito bem dessa época e acompanhei uma série de manchetes em uma banca na porta de minha escola. Apenas senti falta de uma das melhores manchetes: "Bebê Diabo entra no bar, bebe um copo de sangue e palita os dentes com facão". Faça uma busca e verá que esta manchete também é verídica. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  7. Saudade da criatividade das manchetes. Hoje o que temos são jornais absolutamente iguais.Leu um leu todos, enfim vivemos a ditadura do politicamente correto.

    ResponderExcluir
  8. Trabalhei no NP por 3 anos. Lá, um jornalista formado (foca) fazia de tudo um pouco: diagramação, past-up, retoque de fotolito, etc. Foi uma escola e tanto. Depois fui para a redação, onde trabalhei com o Moacir Jorge, fazendo uma coluna de umbanda e candomblé. Logo eu, que tinha um carinho todo especial do DOPS, e uma família super católica, rondando as "roças" pela noite afora. Na Folha passei por diversas editorias e títulos.
    Houve edição (carnaval do Arakam) que chegou a vender 750.000 exemplares. Um recorde nacional
    Bons tempos aqueles do NP.
    Abraços
    Pedro Nastri

    ResponderExcluir
  9. Se voce tiver acesso as reportagens do Jornalista Moacyr Jorge, na coluna coisas do Outro Mundo - Coisas do Além - etc,

    Mormente sobre o Centro Espírita 7 Pedreiras, gostaria que publicasse, pois gostaria de compartilhar na web.

    Abraços,

    Obrigado,

    Álvaro

    ResponderExcluir

O Astronauta das Marés agradece profundamente pelos comentários de seus leitores. Cada interação do público com o blog me motiva, ainda mais, a postar novidades e escrever textos de qualidade. Obrigado pela força galera.

Ah, e comentários que iniciem discussões serão levados adiante, caso o assunto seja de relevância.