Seções

13 outubro, 2007

"As Fantásticas Peripércias da Prefeitura de Belém"

Ou: "O que diabos deu na cabeça do prefeito?" - Escolha seu próprio título!

Novidade da Prefeitura de Belém: atrapalhar a vida dos outros. Não que isso seja algo inédito, mas desta vez, confesso que fiquei surpreso. As últimas iniciativas, antes desta – a meu ver – polêmica, foram óbvias: o Círio está batendo às portas, 2,3 milhões de pessoas encherão as ruas da cidade e, pegaria muito mal se as ruas estivessem em péssimas condições. A prefeitura tratou logo de asfaltar e reparar boa parte delas. Lógico, não é mesmo? Duciomar Costa pretende se reeleger, ou estou errado?

Até entendo que alguns problemas mais crônicos e menos urgentes sejam legados para outros prefeitos, ou outros mandatos quem sabe. A rua dos Mundurucus é meu exemplo mais recorrente, afinal, eu moro nela: tão logo chega a revigorante chuva da tarde em Belém, que a rua vira um riacho (devo dizer "ruacho"?). Se chover mais, maior fica a potência da correnteza.

Riachos à parte, já que este problema não se resolve, entraremos em foco no mais novo transtorno com o qual estamos sendo agraciados: o misterioso projeto de “ciclovia+acostamento+meio-fio-com-um-metro-e-meio-de-margem-de-erro” que está intrigando os moradores e transeuntes da Av. José Bonifácio. Não há mais acostamento! Não há mais UMA simbólica vaga para se estacionar, em todo o lado esquerdo da rua! Em boa parte da rua...

Não sei se isso renderá votos. Ou se deixará Belém mais bonita. Mas que está atrapalhando a vida de muita gente, isto é fato; atrapalhou a minha, quem nem moro lá.

Mas tudo bem podem ficar tranqüilos, pois o novo projeto da prefeitura já foi anunciado: vão construir um gigantesco e dispensável viaduto interligando o fim da Av. Magalhães Barata ao começo da Av. 1º de Dezembro (ou João Paulo II, se preferir).

Você duvida? Eu sinceramente não...

5 comentários:

  1. Complemento do Post:
    Essa foi engraçada, aconteceu no sábado. Chegando no apartamento de um amigo, no Vasco da Gama, em frente ao Augusto Meira; logo após estacionar o carro na Gentil, comentei com o porteiro: "Eita, mas que idéia fazerem ciclovia deste jeito: tirando quase todas as vagas pra estacionar! Pelo menos tem cara de ciclovia, né?"

    E ele me responde: "Rapaz, acho mesmo é que vai ser pista de passar bicicleta!"

    Achei melhor não falar nada... ¬¬

    ResponderExcluir
  2. enquanto o duciomar quer fazer um viaduto p ligar a magalhães com a 1° o congestionamento continua deixando os moradores de ananideua que trabalham em belém uma pilha de nervos.

    ResponderExcluir
  3. não moro em Belém... ainda...
    ei coitado do senhorzinho! mas tu hein... hehe

    ResponderExcluir
  4. crítica regional contra politicos...
    não é meu estilo favorito de leitura. encaro como lugar comum dos jornalistas...

    ResponderExcluir
  5. Complemento do Post - Parte 2:
    Não sei o que deu na cabeça de 'quem', mas algum defensor das vagas de trânsito - ou um potencial terrorista anti-ciclistas - arrancou todas as divisórias da pista que citei anteriormente, em boa parte (ou seria toda?) a Av. José Bonifácio.

    Vandalismo? Revolta dos motoristas? Empreiteiras em busca de matéria prima? Prefeitura arrependida? Ratos mutantes devoradores de pedras?

    Até então, ficaremos com o mistério...

    ResponderExcluir

O Astronauta das Marés agradece profundamente pelos comentários de seus leitores. Cada interação do público com o blog me motiva, ainda mais, a postar novidades e escrever textos de qualidade. Obrigado pela força galera.

Ah, e comentários que iniciem discussões serão levados adiante, caso o assunto seja de relevância.