Resenha publicada no site A Toca do Jota, sobre o material gratuito do Reino de Bundhamidão. Estou que nem criança sorrindo aqui! =D
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“E deus criou o burro a sua imagem e semelhança”
- Crença da Igreja de Quimérios
Essa é a frase que abre o Fast Play do Reino de Bundhamidão, um cenário de humor que explora com paródias, os clichês dos clássicos cenários medievais.
Apesar do press release do cenário ser de novembro de 2010, só fui ouvir falar sobre o sistema nos últimos meses. Não me lembro onde foi que eu li sobre o cenário, mas lembro-me que foi no twitter.
A primeira vez que li sobre o projeto, achei tudo muito interessante e engraçado de como fazem trocadilhos com os nomes de localidades como “Váasphavas, o conglomerado urbano do Condado Devint-Ladhos e a mortal rede de túneis da Toca D’Ís-Koz”. A breve descrição das raças, criaturas e grupos do cenários também chamaram a atenção.
Dei mais um fuçada e cheguei na apresentação que um dos autores, Martheus Funfas faz, dando uma mostra do diálogo que se seguiu com o André Mousinho dando origem a todo o projeto.
Pensei comigo: Legal, um cenário de paródia, como o antigo Defensores de Tóquio (o antigão mesmo), ou Monstros, Mulheres Machonas Armadas até os Dentes e outros. (é só lembro dos antigos, e dai?).
Press Release lido, não ocupei mais meus pensamentos sobre Bundhamidão (apesar de sempre dar risada quando lembro desse nome). Tudo ia numa boa até ver no twitter da Retropunkdisponibilizando o Fast Play, com uma breve descrição do cenário e regras, seis fichas de personagens prontas e uma aventura. Tudo com a belíssima arte de J. Bogéa.
Ainda contava com um questionário para coletarem o feedback de quem testasse o sistema para que aprimorassem tudo antes da versão final.
Baixei, li e gostei. Era impossível não dar risadas do material disponibilizado, ainda mais a aventura, que como todo a ideia do cenário, brinca com os clichês das aventuras padrões. Chamei os brothers e sisters Juliano e Tamara do Além da Imaginação RPG, minha esposa MC e o Fernando. Marcamos a jogatina para esse domingo. (antes do jogo, porque minha mulher queria torcer pro conrinthians, ve se pode)
Mestrei a aventura “Casamento às Avessas” para um grupo de 04 pessoas e nos divertimos
pra caralho
muito.
pra caralho
muito.
Bom vamos falar um pouco do Sistema Perfil que da as regras para o cenário de Bundhamidão.
O sistema é simples: todos as jogadas de combate, perícias e interações sociais, são resolvidas com 2d6 + bônus ou penalidades. É focado na interação entre personagens que não seja exclusivamente o combate.
Seus atributos são os Traços de personalidade: Ofensivo, Defensivo, Social, Comportamental e Mental. Construido sobre um um sistema de forças e fraquezas .
Nós temos os atributos ativos:
Ofensivo, Social.
E os atributos Passivos:
Defensivo, Comportamental.
Os testes são simples. Para o combate você faz a jogada do traço Ofensivo do atacante contra o traço Defensivo.
Para as interações sociais (mentir, discutir, extorquir, convencer,etc) jogamos o traço Social contra o traço comportamental.
Mas o sistema de forças e fraquezas?
Como um jogo de Jokenpo, cada traço tem um correspondente Forte, e outro Fraco. Por exemplo:
Traço Ofensivo Brutal: Forte vs (+1) Valente. Fraco vs (-1) Esquivo.
Traço Defensivo Esquivo: Forte vs (+1) Brutal. Fraco vs (-1) Rápido.
O atacante (Brutal) vai jogar 2d6 – 1 contra um defensor Esquivo. O defensor vai jogar 2d6+1. O Atacante precisa tirar um valor maior ou igual a rolagem do defensor para acertar. Depois rola o dano e pronto.
Para interações sociais a mesma coisa. Um jogador Mentiroso (traço Social), tenta convencer um Desconfiado (traço comportamental). Ele joga 2d6-1 e o jogador Desconfiado joga 2d6 +1. Se tirar igual o maior que o Desconfiado, ele vence a discussão.
Simples não? Uma tabela com os traços vem com o Fast Play.
O jogador que perde uma discussão ou é convencido, perde pontos de Determinação. Quando esses pontos chegarem a zero, não poderá mais iniciar uma discussão e perde automaticamente qualquer tentativa de interação social.
A mecânica é muito fácil de ser aprendida e, principalmente, de ser aplicada na mesa de jogo. Mesmo os combates eram rápidos, sem muita firula.
Ainda temos um sistema de perícias. Algumas muito engraçadas como Trollar. Mas o Fast Play não traz uma explicação sobre elas e assim acabamos por não utilizá-las. Mas também não fez muita falta.
Os personagens ainda tem as Peculiaridades que adicionam Roleplay e dão habilidades estáticas ou que só podem ser ativadas uma vez por sessão de jogo. Funcionam bem.
O charme do Sistema fica com as regras adicionais de Pontos de estupidez e de Descritivos Absurdos.
Os jogadores sempre receberão pontos de estupidez quando fizerem uma coisa estupida (dãh). E quanto mais estúpido, mais difícil fica o jogo. Em um cenário de paródia, fazer coisas estúpidas é quase uma obrigação.
Como todo bom RPG que vem saindo ultimamente, o Sistema Perfil também flerta com o tal de Controle Narrativo, e eu tenho lá minhas resalvas quanto a isso, mas aqui em Bundhamidão ele funciona como uma luva.
Cada jogador pode, uma vez por sessão, assumir o controle narrativo e descrever uma cena absurda para ajudar, ou atrapalhar tudo. Claro que aqui conta com limites como não poder ferir ou curar diretamente um personagem. Mas podem influenciar os acontecimentos da narrativa ou mesmo o ambiente onde ocorre a cena. Um exemplo do próprio Fast Play: um jogador pode usar um Descritivo Absurdo para fazer uma chuva de suco de tamarindo apagar um incêndio.
A terceira regra adicional é a de comercialização. É interessante, mas meio confusa fazendo que com que em nossa sessão não à utilizássemos. (Quer saber mais sobre ela, baixe o pdf e leia.)
A ficha de personagem fica um pouco confusa na hora dos combates pois o dano das armas e os bônus de armaduras estão tudo lá no campo Pertences. Não chega a atrapalhar, mas também não ajuda.
A aventura é muito boa e engraçada. Ao invés do clássico resgatar a princesa das garras do dragão/ogro/mago/demônio em uma masmorra terrível, temos que resgatar um príncipe das garras de um ogro, em um masmorra-hotel/bordel. (é isso mesmo)
E quem pensou em um príncipe cercado de mulheres bonitas vai se dar mal.
A aventura transcorreu sem problemas, o manual traz tudo que você precisa saber e logo postarei um conto baseado nela aqui no blog. Será a primeira vez que tento escrever uma comédia, vamos ver se não fica
muito
ruim.
muito
ruim.
Bom, o Reino de Bundhamidão e o Sistema Perfil está aprovado pelo nosso grupo. Não vemos a hora do cenário completo ser lançado e espero que traga mais aventuras ao estilo do Cassamento às Avessas.
Deixo meus parabéns aos autores Matheus Funfas e André Mousinho, ao editor Guilherme Moraes, o artista John Bogéa e à Retropunk por mais esse lançamento e por investir no autor nacional de RPG.
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Meus sinceros agradecimentos ao Jota Marques, que escreveu a resenha, e um grande abraço pra todos os jogadores e mestres que estão participando dos playtestes.
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