Seções

01 setembro, 2010

O Melhor do Brasil - Filho Maravilha

 Hoje me bateu um senso de patriotismo fora do comum! Por isso resolvi começar mais uma seção aqui do Astronauta: O Melhor do Brasil. Nela vamos ver músicas, filmes, livros, poesias, lugares e histórias desse país maravilhoso. Sempre com uma descrição detalhada sobre o assunto e várias curiosidades.

E começando hoje, com chave-de-ouro, a canção do genial Jorge Benjor, Fio/Filho Maravilha, junto com a polêmica sobre o nome da música.

Obs: Casei a seção de hoje com a Estampas de Selos, que fazia quase um ano que não tinha nenhum post novo. =]



A POLÊMICA

Fio e seu "sorriso maravilha"!
Fio Maravilha nunca foi craque. Mas foi ídolo. Jogador do Flamengo nas décadas de 60 e 70, muitos conhecem um de seus gols, eternizado na música de Jorge Ben Jor, mas poucos conhecem sua história. Com o nome de João Batista de Sales, Fio começou sua carreira futebolística em 1960, quando chegou ao Flamengo com 15 anos. Ganhou o apelido de “fio” por causa de sua mãe, que ia aos treinamentos na Gávea e incentivava o filho: “vai, meu fio!”.

Fio era conhecido por ter muito carisma com a torcida. Sua falta de técnica e seu jeito “desengonçado” eram compensados por ser muito querido com a torcida. Algo recentemente comparável com Obina, que é melhor que Eto’o, no mesmo Flamengo.

O lendário jogador marcou 79 gols em 288 partidas pelo rubro-negro. Mas um desses foi especial. Em um jogo contra o Benfica em 1972, no Maracanã, Fio estava na reserva. Já no segundo tempo, o jogo estava 0 a 0, e a torcida começou a pedir por Fio. Zagallo, o técnico flamenguista na época, atendeu o pedido e Fio entrou. O resto é história.

Aos 33 do segundo tempo, Fio virou Fio Maravilha. Fez um golaço. Tabelou, driblou dois zagueiros, deu um toque, dribou o goleiro. Só não entrou com bola e tudo porque teve humildade, e gol! Jorge Ben Jor, que estava na estádio, ficou inspirado por tal golaço e fez a música homenageando seu ídolo, que ganhou o “maravilha” no apelido. Uma pena é não haver registro em vídeo do gol, só nos deixando a opção de imaginá-lo através dos versos de Jorge Ben.

Muita polêmica foi gerada anos depois por conta de um processo de Fio em cima de Jorge Ben. Fio diz ter sabido do processo apenas quando entrou em um ônibus e duas senhoras comentaram uma com a outra: “você conhece esse rapaz aí? É aquele ingrato ex-jogador do Flamengo que tá processando o Jorge Ben”.

Fio explica o que aconteceu: “eu tinha um amigo advogado que perguntou: – Escuta, o Jorge Ben falou com você, pediu autorização? – Disse que não e ele perguntou se tinha algum problema em procurar o Jorge Ben, porque podia ser até que eu ganhasse alguma coisa. Disse que não via problema. Aí ele o procurou várias vezes, mas não foi atendido. Acho que a imprensa descobriu e já saiu falando do processo. Pedi ao advogado para parar com isso, mas ele disse que não dava mais. Eu nem sabia do processo, não queria nada disso.
Jorge Ben e Fio.
Desse modo, Jorge Ben Jor deixou de cantar a música por um tempo, e depois começou a cantar “Filho Maravilha” no lugar de “Fio”. A situação só foi resolvida em 2007, numa reportagem do Sportv. Fio, aparentemente inocente e ingênuo na história pediu para Jorge Ben voltar a cantar “Fio”, e o pedido foi bem recebido pelo cantor, que não guarda rancor.

Voltando à época de jogar, Fio foi barrado do Flamengo por Zagallo, e transferido, jogando em alguns clubes brasileiros, até ir para os Estados Unidos. Fio foi para o “New York Eagles”, onde jogou alguns meses. Depois, foi para um time semi-profissional de Los Angeles, o Monte Belo Panthers. Por fim, foi para o Mercury de São Francisco, onde encerrou a carreira.

Fio Maravilha nunca deixou São Francisco, onde mora há já 32 anos. Depois que largou o futebol, passou a ser entregador de pizzas por lá. Hoje tem 65 anos e muitas histórias para contar.

Ao ser perguntado sobre qual foi o seu “gol inesquecível”, Fio não hesita: “ah, o gol da música!

Fonte: A Bola e o Mundo ---> Na verdade, copiei a matéria na íntegra!

3 comentários:

O Astronauta das Marés agradece profundamente pelos comentários de seus leitores. Cada interação do público com o blog me motiva, ainda mais, a postar novidades e escrever textos de qualidade. Obrigado pela força galera.

Ah, e comentários que iniciem discussões serão levados adiante, caso o assunto seja de relevância.