Seções

17 junho, 2009

Diploma de Jornalismo

Viva a democracia! Viva o pensamento social! Viva a falta de análise semiótica da questão profissional, quando se quer discursar de forma comovente ao se destruir uma das bases legais de proteção à uma categoria inteira de profissionais da comunicação!

Meu diploma de jornalista não vale mais do que "um curso de cozinheiro", segundo o ministro Gilmar Mendes (- Espero que cozinhe bem, ministro! Pois a classe de profissionais da cozinha pode acabar se sentindo ofendida, agora que foi comparada com jornalistas).

Bom... Indignações à parte (e todas muito bem fundamentadas, apesar da falta de paciência para listá-las aqui), refleti sobre o assunto e concluí que a unica opinião sensata sobre este assunto é a do site Kibe Loco: "Se não exigem diploma para presidente, por que exigir para jornalista?"

Afinal, estamos no Brasil, não é mesmo? Aqui tudo é possível...

O que me irrita são alguns blogueiros intelectualóides que se dizem jornalistas, sem nem ao menos fazerem idéia do o quê, de fato, é o jornalismo. Deviam parar de defender o STF e usar o cérebro, pra variar um pouco...

A discussão prossegue nos comentários do post.

4 comentários:

  1. Discordo da tua opinião. Acho q diplomas de qualquer curso (mesmo os de cozinheiro) são uma necessidade para diferenciar o amplo mercado de blogueiros "wanna-be" jornalistas dos reais proficionais e não seria uma mera lei, q obrigasse todos os proficionais a serem diplomados q mudaria a questão. Não podemos esquecer q existem muitos blogueiros de plantão q recebem mais vizitas por dia do q certos jornais vendem em um mês, mesmo sem ter qualquer noção ou conhecimento de jornalismo. Acho q é um momento a se repensar sobre quem está atingindo mais o publico.

    ResponderExcluir
  2. Oooooutra coisa. Nas reações dos posts faltaram as reações negativas. tipo: "chato", "decepcionante", "não cheguei no fim", "mal feito". eu até achei esse post "reflexivo", mas não são todos os post q são reflexivos, intrigantes e engraçados. abraço

    ResponderExcluir
  3. acredito que diplomas tenham sim a sua importância. apesar de não achar que um diploma julgue a capacidade de um indivíduo, acredito que serve, pelo menos, para diferenciar que é ou não, teoricamente, capacitado para exercer determinada profissão.

    ResponderExcluir
  4. Renan, o ponto é que a definição de jornalismo não se resume simplesmente à mera divulgação de informações e/ou opiniões. Este tipo de disseminação de pontos de vista e a existência de espaços destinados exclusivamente à exposição de posicionamentos pessoais já existia em outros espaços. Tanto em colunas especializadas, como em espaços virtuais (no caso os blogs). Mas estes não devem ser encarados como jornalismo.

    A prática do jornalismo inclui técnicas, preceitos, regras e teorias. A simples exposição de informações, alheias à estes fatores, não torna um texto crítico/informativo em um texto jornalístico (mesmo quando se trata sobre um fato noticioso).

    Dizer que as linguagens e os métodos empregados nos blogs é jornalismo é uma definição errônea, típica de leigos (embora existam exceções notáveis). Tal equívoco é digno de ser comparado à afirmação de que qualquer desenho da planta de uma casa, mesmo quando sem técnicas e ou estudos, é um projeto arquitetônico.

    Ah, e quanto à qualificação dos posts, eu não havia arrumado isso ainda. Esta é a configuração automática do blogspot. Mas vou consertar isso em breve.

    ResponderExcluir

O Astronauta das Marés agradece profundamente pelos comentários de seus leitores. Cada interação do público com o blog me motiva, ainda mais, a postar novidades e escrever textos de qualidade. Obrigado pela força galera.

Ah, e comentários que iniciem discussões serão levados adiante, caso o assunto seja de relevância.