Hoje é o dia! O dia pelo qual o mundo todo anseia, durante intervalos regulares de 4 anos, para saber os resultados da escolha política dos EUA. E é incrível notar o poder que cada um dos lados envolvidos possui:
De um lado temos um mulato (como Obama mesmo se definiu: "Eu sou marrom!"), mestiço étnico e social, com influências religiosas variadas e tendências políticas mais liberais. Uma esperança americana para o mundo, que quer se ver livre dos resquícios da "Era Bush".
Do outro um militar reformado. Que combateu por seu país na guerra do Vietnã e teve ferimentos graves em seções de torturas. Um homem idoso, experiente com política e com tendências conservadoras (o quer o diga sua vice). Uma peça estratégica para o Brasil na exportação e produção de energia - McCain disse que vai investir no etanol brasileiro.
As pesquisas apontam a vitória de Obama, mas sabemos que o povo norte-americano é extremamente preconceituoso. Alegar, em pesquisas e entrevistas, que seu voto pertence ao candidato democrata pode ser apenas teatro - o temor em parecer racista perante a mídia e a sociedade pode ocultar as tendências políticas. O voto é secreto, lembram?
Vamos ver no que vai dar...
Ah, e para os que não sabem, além de Obama e McCain, existem outros 14 candidatos à presidência do país. Sim, 16 no total! Disso tenho certeza de que você não sabia! Um brinde pra quem me disser pelo menos dois destes nomes desconhecidos. =]
É!!! Estadunidenses escolham bem o presidente, votem com consciência, pois ele será o presidente do Brasil.
ResponderExcluir